Pular para o conteúdo
Voltar

PROCON Estadual orienta na compra de presentes para o Dia das Crianças.

Dominique Biancardini

A | A

Dia das crianças é uma das datas comemorativas que o comércio vende muitos presentes, por isso é importante tomar alguns cuidados na hora da compra.

Com inúmeras variedades de brinquedos, os pais podem ficar perdidos sobre qual presente comprar. No entanto, alguns detalhes devem ser observados antes de adquiri-lo, como a faixa etária para a qual aquele brinquedo é destinado.

Verificar se o brinquedo escolhido é adequado para a idade da criança é importante pois o produto pode conter pequenas peças soltas e que podem ser facilmente engolidas por crianças abaixo da faixa etária indicada. O risco de a criança engolir uma peça de brinquedo pode variar de um simples susto ou complicações mais graves.

Outra dica fundamental é verificar se há o selo do INMETRO garantindo a sua segurança; e, principalmente, se aquele produto é original.

Comprar o brinquedo no mercado formal é uma atitude de suma importância para garantir a saúde e a segurança da criança. Desta forma, além de garantir a possibilidade de troca na apresentação de um vicio, o consumidor sabe que aquele produto é original e não se trata de uma pirataria ou de um brinquedo que entrou no mercado brasileiro de forma ilegal.

A aquisição de brinquedos falsificados ou importados de maneira ilegal é extremamente arriscada, haja vista não ter passado pelo Órgão Certificador para ser inspecionado ou testado de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT.

Se ao escolher um brinquedo, o consumidor tiver alguma dúvida sobre o produto. Ele deve ser orientado a procurar o fornecedor e esclarecer qualquer apontamento. Ressalta-se que as informações sobre o fornecedor ou importador devem estar dispostas na embalagem do produto, assim como deve haver um meio de contato com a empresa.

O consumidor deve ser lembrado, ainda, de que as melhores coisas da vida não precisam ser caras. Aproveitar o dia das crianças, levando o filho ao zoológico, ou a um parque, ensiná-lo brincadeiras tradicionais, como jogar pião e pular amarelinha, por exemplo, e aprender com ele novas brincadeiras, são excelentes formas de estimular a convivência familiar e fortalecer os laços entre pais e filhos.

Os consumidores que quiserem tirar as suas dúvidas, entre em contato com o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-850. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.