Pular para o conteúdo
Voltar

PROCON ESTADUAL orienta para compras de presentes das crianças

Dominique Biancardini

A | A

Com a proximidade do Dia das Crianças, 12 de outubro, o Procon Estadual orienta quanto aos cuidados com a saúde e segurança que devemos ficar atento ao escolher um brinquedo para presentear.

Diante da diversidade de brinquedos, alguns detalhes devem ser observados antes de adquiri-lo, como a faixa etária para qual aquele brinquedo é destinado, pois alguns brinquedos podem conter pequenas peças soltas que podem ser facilmente engolidas por crianças de faixa etária menor do que a indicada.

Outra preocupação a ser adotada é a verificação da existência de selo do INMETRO garantindo a segurança e qualidade do brinquedo, já que o selo significa que aquele brinquedo passou por ensaios que atestaram a sua segurança.

A aquisição de brinquedos falsificados ou importados de maneira ilegal é extremamente arriscada, pois ainda que a sua embalagem traga um selo do INMETRO, este será falsificado, haja vista não ter passado pelo Órgão Certificador para ser inspecionado ou testado de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT.

Há também uma atitude importante para garantir a saúde e a segurança da criança, que consiste em comprar o brinquedo no mercado formal. Desta forma, além de garantir a possibilidade de troca na apresentação de um vício, o consumidor sabe que aquele produto é original e não se trata de uma pirataria ou de um brinquedo que entrou no mercado brasileiro de forma ilegal.

Lembrando sempre que para exigir seus direitos deve se ter em mãos sempre a nota fiscal do produto.

Nas dicas de prevenção ao superendividamento é importante lembrar que a pesquisa de preços pode ajudá-lo a economizar, bem como que não é aconselhável levar a criança para escolha do brinquedo, pois, elas são induzidas a escolher aqueles que trazem personagem da moda e que, de regra, são os mais caros. E estando com o orçamento apertado, talvez comprar presentes não seja o melhor presente, mas aproveitar o dia das crianças para passeios zoológico, áreas verde ou ensiná-los brincadeiras tradicionais, como pular corda, jogar pião, soltar pipas, por exemplo, e aprender com elas novas brincadeiras. São excelentes formas de estimular a convivência familiar e fortalecer os laços de amizade.

O Procon Estadual está localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), nº 917 – Ed Eldorado Executive Center – no bairro Araés. O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. Os telefones para orientações ou simples consulta são 361385 00 ou 151.