Pular para o conteúdo
Voltar

PROCON Estadual orienta sobre cuidados na compra de produtos para festas juninas

Dominique Biancardini

A | A

Casamento caipira, fogueira, fogos de artifício, pipoca,quentão. As festas juninas e julinas estão chegando, e para que o consumidor participe das comemorações mais tradicionais do Brasil sem dor de cabeça, o Procon-MT, órgão vinculado a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos orienta sobre os cuidados ao adquirir produtos para a festa.

Na compra de alimentos, a orientação é que as comidas devem conter na embalagem a identificação do fabricante, prazo de validade, ingredientes, peso e origem. Isso vale para alimentos pré- embalados e industrializados.

Aqueles que desejam comprar produtos naturais ou a granel devem verificar o peso e a aparência do produto. Os alimentos devem apresentar informações sobre a validade e procedência; o procedimento de pesagem deve ser feito na presença do consumidor em balanças aferidas pelo INMETRO.

Outro símbolo importante dessas festas típicas são os fogos de artifício, neste caso, por questão de segurança, o dica do Procon/MT é não adquirir produtos com pessoas que não tenham autorização e seguir rigorosamente as instruções para uso do produto.

Atenção merece também as roupas típicas, pois, considerando que o produto é utilizado somente nesta temporada de festa, vale a pena fazer pesquisa de preço. As peças de roupa devem trazer informações sobre o tipo de fibra utilizada, principalmente porque há casos de algumas pessoas serem alérgicas a determinados tecidos.

Quanto os balões, a orientação é não soltá-los, pois além de correr o risco de provocar algum acidente, a atividade é considerada crime e esta sujeita a penalidades.

“Atitudes preventivas de cuidado e atenção no momento da compra e uso dos produtos são importantes para uma relação de consumo segura e sem problemas”, alerta a Superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona Viana de Souza.

Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.