Pular para o conteúdo
Voltar

PROCON Estadual participa da Campanha “Mato Grosso sem Tabaco” em 31/05

Dominique Biancardini

A | A

O comitê para controle do Tabagismo de Mato Grosso estará realizando dia 31.05, o Passeio Ciclístico “Mato Grosso sem Tabaco”, em Cuiabá. O evento iniciará às 18h com a apresentação do Coral Flauta Mágica na Praça do Choppão.

O evento terá como objetivo divulgar a Lei Estadual n. 9.552/2011 que declara a proibição do uso do tabaco em qualquer ambiente coletivo, como: bares, boates, restaurantes, praças de alimentação, hotéis, ambientes de trabalho, supermercados e transporte coletivo.

O Governo do Estado, através da Superintendência de Defesa do Consumidor (PROCON-MT), órgão vinculado a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), estará participando do passeio ciclístico com a missão de distribuir materiais educativos nos estabelecimentos locais da Capital, assim como, a de informar sobre a nova Lei.

Ocorrerão também por parte do PROCON-MT, a fiscalização preventiva e adesivagem com o símbolo do “Mato Grosso sem Tabaco”. Com a nova lei fica proibida a destinação de locais específicos para fumar nos estabelecimentos, sendo, portanto vedada a instituição de fumódromos, conforme o art. 3ª da nova Lei estadual n. 9.552/11.

O PROCON/MT está disponibilizando na sua página na internet modelo do adesivo que deverá afixado nos estabelecimentos, o que poderá ser impresso por qualquer interessado. O endereço é www.procon.mt.gov.br, no link “material informativo”.

Os maiores problemas causados pelo uso do cigarro são: Doenças cardiovasculares (infarto, AVC e morte súbita), doenças respiratórias (enfisema, asma, bronquite crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica) e diversas formas de câncer no pulmão, boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga e útero.

O evento é uma organização da Sociedade de Pneumonia e Tisiologia de Mato Grosso, da Associação Médica de Mato Grosso, Tribo Bike Sports, Caixa de Assistência dos Advogados, Secretaria de Estado de Educação do Governo de Mato Grosso e têm como órgãos públicos apoiadores o Ministério Público, PROCON-MT, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.