Pular para o conteúdo
Voltar

Procon Estadual realiza ações educativas sobre direitos do consumidor na Escola Municipal 8 de Abril

Solange Wollenhaupt

A | A

Cerca de 200 alunos da Escola Municipal de Ensino Básico 8 de Abril, localizada no Bairro Bela Vista, em Cuiabá, participaram na tarde desta quinta-feira (30.10) de ações educativas, promovidas pelo Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Durante o evento, foram realizadas palestras sobre direitos básicos do consumidor e teatro de fantoches para alunos do Ensino Fundamental.

A atividade integra o projeto de 'Educação para o Consumo', desenvolvido pelo Procon-MT com o objetivo de levar conhecimento aos consumidores e prepará-los para tomar decisões conscientes no seu dia a dia, nas contratações de serviços ou na aquisição de bens. “Nas palestras e nas peças de teatro, explicamos de forma lúdica e atual conceitos importantes, como o de consumidor, fornecedor e consumo. Também chamamos a atenção das crianças para alguns cuidados, como verificar a data de validade antes de comprar um produto e de solicitar e guardar a nota fiscal, por exemplo”, detalha a gerente técnica do Procon, Marluce Pereira de Souza.

A professora Acelina Nunes lembra que as crianças têm muita influência sobre as compras que são feitas em casa. “Com essas palestras, ao irem ao supermercado ou ao shopping com os pais, os filhos ajudam a fiscalizar as compras. Eles cobram se os pais olharam a data de validade e se guardaram a nota fiscal. Daí a importância de trabalharmos a educação para o consumo desde cedo”, salienta.

Para solicitar palestras do Procon, os interessados devem entrar em contato com a Gerência Técnica do órgão, através do telefone (65) 36138507. Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. Para formalizar reclamações, o órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13h às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h30 e aos sábados das 07h30 às 12 horas.