Pular para o conteúdo
Voltar

Procon Estadual realiza curso e palestras no município de Cáceres

Dominique Biancardini

A | A

A Gerente de Informação Técnica do Procon Estadual, Eneide Maria Cruz Modesto da Costa, a Técnica de Desenvolvimento Econômico e Social, Marluce Pereira de Souza e o Assessor Especial de Defesa do Consumidor, Nicholas Rondon de Souza, encontram-se no município de Cáceres para oferecer curso para multiplicadores de educação para o consumo e palestras sobre consumo sustentável e superendividamento, nos dias 04 e 05 de agosto de 2011.

O superendividamento é um dos temas que mais tem causado preocupação ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), principalmente, pelos problemas sociais que acarretam e aumento de pessoas que estão gastando mais do que sua capacidade financeira de pagar.

No aspecto financeiro, a soma das parcelas de empréstimos, cartões de créditos e compras parceladas, como da casa ou do carro, por exemplo, estão impossibilitando o consumidor de manter os pagamentos mínimo para sua sobrevivência, tais compras de alimentação, energia elétrica e água.

Já no aspecto psicológico, o superendividamento pode causar sérios abalos emocionais, seja pela desestruturação familiar ou até mesmo por problemas de saúde como depressão, ansiedade, problemas cardíacos, entre outros.

O curso e as palestras de formação de multiplicadores serão gratuitos para 50 professores e alunos do ensino fundamental, médio e EJA (Ensino de Jovens e Adultos) conforme programação abaixo:

Dia 04 de agosto: às 19h30min na Escola Estadual de 1º e 2º grau Dr. José Rodrigo Fontes com o tema: Superendividamento: como sair do vermelho, previna-se, orçamento doméstico e práticas com a palestrante Eneide Maria Cruz Modesto da Costa.

Dia 05 de agosto: 09h30min na Escola Estadual de 1º e 2º grau Dr. José Rodrigo Fontes com o tema: Formação do direito do consumidor para os professores do ensino fundamental, médio e EJA (Ensino de Jovens e Adultos) com as palestrantes: Eneide Maria Cruz Modesto da Costa e Marluce Pereira de Souza.

Para mais informações sobre o assunto, o Procon Estadual atende ao público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. O órgão também tem um posto de atendimento no Ganha Tempo, localizado na praça Ipiranga, Centro. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e 3613 8500.