Pular para o conteúdo
Voltar

Procon Estadual realiza o 1º Seminário Mato-grossense de Educação para o Consumo – Tema: Consumo Sustentável.

Dominique Biancardini

A | A

O Procon Estadual com o apoio Conselho Estadual de Defesa do Consumidor-CONDECON está realizando o 1º Seminário Mato-grossense de Educação para o Consumo no auditório da OAB-MT de 08 a 10 de junho de 2011.

A Superintendente de Defesa do Consumidor - Dra. Gisela Simona Viana de Souza abriu o evento agradecendo a todos os parceiros pela confiança, apoio e a credibilidade no Procon Estadual, à SEJUDH pelo irrestrito apoio ao desenvolvimento das ações do Procon e a todos os participantes.

A superintendente destacou na oportunidade que o “Consumo” é o maior desafio ambiental deste século, visto que o consumo desenfreado da população tem desencadeado vários problemas no meio ambiente. Destacou ainda, que este é um momento para refletirmos sobre as nossas escolhas, ou seja, se estamos gastando mais do que deveríamos, se temos condições de comprar, como comprar, onde comprar, se realmente precisamos daquele produto, e de como fazer o descarte do mesmo.

A Secretária Adjunta de Estado de Justiça – Profª Vera Araújo enfatizou a importância dos parceiros envolvidos na realização do seminário, além de destacar a necessidade de estar atentos aos nossos hábitos 24 horas por dia, avaliar as reais necessidades de consumo e as possíveis formas de economizar, a fim de buscar um equilíbrio entre a nossa satisfação pessoal e um modelo ambiental, social e econômico correto.

O Dr. Otacílio Perón, representante da CDL no Conselho Estadual de Defesa do Consumidor-CONDECON, afirmou que o maior pecado que o comerciante poderá cometer no mercado de consumo é deixar de dar atenção ao consumidor. Hoje, o fornecedor que não estiver atento e esclarecido sobre a importância do Consumo Sustentável na sociedade, certamente não terá êxito em sua atividade.

O Presidente da OAB-MT – Cláudio Stábile disse que hoje é um dia de muita alegria por ser parceiro em sediar o 1º Seminário Mato-Grossense de Educação para o Consumo, principalmente, com esse tema tão importante para a população. Disse ainda, que o Brasil precisa da união de todos em prol de um futuro melhor para as próximas gerações.

Dentre as autoridades presentes na solenidade de abertura estavam a OAB-MT, Defensoria Pública, Comissão de Defesa do Consumidor/CDC-OAB/MT, Conselho Estadual de Defesa do Consumidor -CONDECON, Câmara de Dirigente Lojistas de Cuiabá (CDL), UFMT, CREA-MT, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Secretaria de Estado de Educação-SEDUC, Secretaria de Estado de Meio Ambiente-SEMA, Advocacia Geral da União-AGU/MT, Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso, dentre outros.