Pular para o conteúdo
Voltar

PROCON Estadual realiza palestra em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Dominique Biancardini

A | A

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Superintendência de Defesa do Consumidor (PROCON-MT), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, realizou no dia 04 de junho do corrente ano, palestra com o tema “Consumo Sustentável” no município de Pontes e Lacerda.

A palestra acontece na programação da I Jornada Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e estão representando o PROCON Estadual, os técnicos Shirley Tereza Damian, Ronaldo Fernandes de Figueiredo e Nicholas Rondon.

O objetivo da palestra visa diminuir os impactos do consumo ao meio ambiente. São atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta. Estas práticas estão relacionadas à diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício.

Hoje, Dia Mundial do Meio ambiente, destacamos algumas das principais práticas de consumo sustentável que podem ser adotadas em nosso dia a dia:

Diminuição do consumo de energia;

Tomar banhos rápidos;

Desligar luzes de cômodos que não tem pessoas;

Optar por aparelhos de baixo consumo de energia;

Fazer a reciclagem de lixo material (plástico, metais, papéis);

Realizar compostagem, transformando resíduos orgânicos em adubo;

Levar sacolas ecológicas ao supermercado, não utilizando as sacolas plásticas oferecidas;

Diminuir a impressão de documentos e utilizar papel reciclável;

Descartar óleo de frituras na pia da cozinha, dentre outros...

Um consumo não sustentável tem impacto negativo no meio ambiente e na sociedade como um todo. Por isso, o PROCON Estadual não poderia deixar de falar da importância dos 03 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) para controle do lixo:

REDUZIR: Reduzir o lixo em nossas casas implica em reduzir o consumo de tudo o que não nos é realmente necessário. Isto significa rejeitar produtos com embalagens plásticas e isopor, preferindo as de papelão que são recicláveis que não poluem o ambiente e desperdiçam menos energia.

REUTILIZAR: Reutilizar significa um produto de várias maneiras, como exemplos: reutilizar depósitos de plásticos ou vidro para outros fins, com plantar, fazer brinquedos, reutilizar envelopes, colocando etiquetas adesivas sobre endereço do remetente e destinatário, aproveitar folhas de papel rasuradas para anotar telefones, lembretes, recados, instituir a feira de trocas para reciclar, aproveitando o máximo os bens de consumo, como: roupas, discos, calçados, movéis.

RECICLAR: Reciclar é uma maneira de lidar com o lixo de forma a reduzir e reusar. Este processo consiste em fazer coisas novas a partir de coisas usadas. A reciclagem reduz o volume do lixo, o que contribui para diminuir a poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio ambiente, assim como economiza os materiais e a energia usada para fabricação de outros produtos.

A reciclagem e a reutilização estão sendo vistas como duas importantes alternativas para a redução de quantidade de lixo, criando com isso, bons hábitos de preservação do meio ambiente.

“Outro aspecto importante que precisamos nos adequar é quanto ao descarte de produtos, cuja lei de resíduos sólidos obriga os fabricantes em fazerem, além de impor a obrigação do consumidor em descartar no local adequado todos os produtos adquiridos no mercado de consumo”, explica a Superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.

Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.