Pular para o conteúdo
Voltar

Procon Estadual realizará “Mutirão de Combate ao Superendividamento”

Dominique Biancardini

A | A

O PROCON Estadual realizará nos dias 23 a 27 de julho, na sede do PROCON, situada na Avenida do CPA, das 13h ás 19h, mutirão de atendimento as pessoas superendividadas. O projeto tem como objetivo, auxiliar nas negociações fazendo intermediação entre fornecedor e consumidor.

No posto de atendimento do Ganha Tempo serão realizados os demais atendimentos do órgão.

Esse projeto atenderá pessoas com dívidas vencidas e não pagas, que estão fazendo uso continuo do limite de cheque especial, pagando somente o mínimo do cartão crédito e que estão com impossibilidade de pagamento dos empréstimos e crediários realizados. Para o atendimento, os consumidores deverão estar munidos dos seguintes documentos: cópias de RG, CPF, comprovante de Residência, comprovante da dívida.

Várias instituições financeiras e lojas de grande porte que possuem crediário próprio estão confirmando a participação.

O superendividamento é conjunto de compromissos financeiros assumidos pelo consumidor além de sua capacidade econômica, causando um desequilíbrio patrimonial, capaz de comprometer até mesmo seu sustento e de sua família.

Para não cair nessa cilada, o PROCON da algumas dicas:

1-

Não gaste mais do que você ganha;

2-

Coloque na ponta do lápis toda a renda e despesas mensais (moradia, alimentação,saúde e higiene pessoal, transportes, educação e cultura;

3-

As taxas de juros praticadas pelo cartão de crédito são as mais altas do mercado. Por isso, use-o bem e sempre pague o valor total da fatura;

4-

O cheque especial também possui taxas de juros altíssimas, então não fique dependente dele;

5-

Leia sempre os contratos e as clausulas especiais;

6- T

ente renegociar sua divida com taxa de juros diferenciada e certifique-se que o valor das parcelas não irá desequilibrar sua renda mensal;

7-

Jamais peça dinheiro emprestado a agiotas. Essa é a alternativa mais cara para quem está precisando de dinheiro;

8-

Tente, de alguma forma, lamentar sua renda. Trabalhar mais pode ser uma forma de sair do buraco;

9-

Não assuma divida sem antes refletir e conversar com sua família;

10-

Trabalhe no limite de sua renda mensal, Nunca gaste a mais e tente cortar despesas para não ter que recorrer a empréstimos. Educação financeira e atenção ao adquirir produtos e serviços são os melhores caminhos para se prevenir do excesso de dividas e sair do quadro se superendividamento. Poupar mais e gastar menos.

Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.