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Procon Estadual registra cerca de 10 mil procedimentos até o mês de setembro de 2011

Dominique Biancardini

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A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon Estadual) registrou 9.692 atendimentos, com registro de procedimento administrativo, até 30 de setembro de 2011. As principais demandas recebidas pelo órgão estão relacionadas a Produtos (3.024 reclamações), sendo aparelhos de telefone (662), produtos de informática (258) e móveis para quarto (199) os mais reclamados, principalmente, por produtos entregues com danos/defeitos e não cobertura dos direitos assegurados durante o período de garantia do produto.

A segunda área mais reclamada no Procon foi a de Serviços Essenciais com 2.758 registros. A maioria foi relacionada à prestação de serviço de telefonia celular (944), de energia elétrica (832), de água e esgoto (496) e de telefonia fixa (427). Os principais problemas relatados pelos consumidores foram referentes às cobranças indevidas ou abusivas.

Os Assuntos financeiros ficaram em terceiro lugar no ranking de reclamações com 2.439 reclamações. Cartão de Crédito (682), Banco Comercial (570) e cartões de loja (332) foram os mais reclamados, principalmente, por cobranças indevidas, referente a tarifas e serviços desconhecidos pelo consumidor, além de juros considerados abusivos.

O assunto mais reclamado em Serviços Privados (1.103), quarto lugar do ranking, foi informática (provedores de acesso à internet) com 282 reclamações. Os consumidores reclamaram principalmente de cobranças indevidas ou abusivas. Ainda nesse setor ficaram entre os mais reclamados, as TVs por assinatura (156) e as escolas de ensino básico, médio e superior (97).

A área de Saúde recebeu 157 reclamações, a maioria relacionada aos planos de saúde regulamentados, planos odontológicos e convênio de assistência médica e odontológica. O setor de habitação ficou em sexto lugar no ranking com 128 reclamações e no sétimo lugar ficou setor de alimentos com 82 reclamações.

Para mais informações sobre o assunto, o Procon Estadual atende ao público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. O órgão também tem um posto de atendimento no Ganha Tempo, localizado na praça Ipiranga, Centro. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e 3613 8500.