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PROCON Mato Grosso é órgão público de alta confiabilidade para as famílias cuiabanas

Dominique Biancardini

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Conforme pesquisa “Nossa Casa” realizada pela Instituto Vetor em março de 2013, a Superintendência de Defesa do Consumidor de Mato Grosso – PROCON/MT, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH é considerado o segundo órgão público do Governo do Estado de maior credibilidade, com 84,6% de satisfação para as famílias cuiabanas.

Os dados mostram que o consumidor está mais confiante com o trabalho do Procon Estadual, sendo que 47,6% dos entrevistados disseram confiar plenamente e 37% afirmaram que a confiança é parcial.

O Instituto Vetor ouviu 500 chefes de família cuiabanas pelo projeto “Nossa Casa” sobre vários temas que envolvem trabalhos da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, além de temas relevantes sobre a Copa de 2014, infraestrutura, saneamento básico, dentro outros.

Os dados indicam que o Procon vem aumentando sua credibilidade junto a população ano a ano. Em 2007 foram registrados 76,0% de confiabilidade, em 2011 esse percentual aumentou para 82,0% e este ano de 2013 para 84.6%. “Esse resultado é resultado do esforço coletivo de uma equipe que entendeu ser necessário não apenas trabalhar, mas resolver o problema do consumidor”, disse a Superintendente de Defesa ao Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.

Dados do Ministério da Justiça, registrado no Sistema Nacional de Informação e Defesa do Consumidor – SINDEC pela Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON demonstram que a cada 10 pessoas que registram sua reclamação no PROCON Mato Grosso, 8 têm seu problema resolvido pelo órgão.

Em Mato Grosso nos últimos 10 anos de Procon vem sendo o período de grandes avanços no Direito do Consumidor. O número de municípios com sede de Procon, por exemplo, passou de 08 para 33 cidades.

O foco do órgão junto à população é orientar e educar para o consumo. Por isso, o Procon Estadual realiza diversas palestras, Seminários de Educação para o Consumo, o Dia Mundial do Consumidor, o Congresso Estadual de Defesa do Consumidor, Encontro Estadual de Procons, dentre vários outros.

Maiores informações podem ser obtidas junto ao Procon Estadual que atende ao público das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. O órgão também tem um posto de atendimento no Ganha Tempo, localizado na Praça Ipiranga, Centro. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e (65) 3613 8509.