Pular para o conteúdo
Voltar

Procon Mato Grosso participa da 1ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON)

Dominique Biancardini

A | A

Nos dias 08 e 09 de agosto de 2012 ocorre na cidade de Belo Horizonte-MG a 1ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON com todos os integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - SNDC que compreendem os PROCONs, Ministérios Públicos da Defesa do Consumidor, Núcleo do Consumidor das Defensorias Públicas e Entidades Civis de Defesa do Consumidor.

Antes da criação da Senacon, foram realizadas 72 reuniões ordinárias do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) com o SNDC. Durante essas reuniões, são discutidos os principais problemas de consumo no país e também são articuladas ações conjuntas para o fortalecimento da defesa do consumidor.

A regulamentação da energia elétrica pré-paga, problemas de telefonia, transporte aéreo e assuntos financeiros são alguns dos temas que estão sendo discutidos durante a primeira reunião da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.

Nessa primeira reunião da Senacon foi realizada uma mesa-redonda com os seguintes especialistas da área para debater as Novas Perspectivas e Desafios da Defesa do Consumidor no Brasil: Dr. Ricardo Morishita, Dr. Marcelo Sodré, Dra. Claúdia Lima Marques e Dra. Marilena Lazarini.

Participam do evento a Associação Brasileira de Procons – ProconsBrasil, Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor, Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor – MPCON, Comissão Nacional de Defensores Públicos do Consumidor do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege).

“A criação da SENACON pela Presidência da República dá novos rumos para a defesa do consumidor do País proporcionando uma ação mais especializada dos órgãos de defesa do consumidor, sendo essa primeira reunião um marco histórico para novas oportunidades de aprimoramento para a defesa dos consumidores”, afirma Gisela Simona Viana de Souza, Superintendente do PROCON Estadual de Mato Grosso e presidente da Associação Brasileira de PROCONS.

O Procon Mato Grosso está localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, e atende ao público de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O órgão possui também um posto de atendimento no Ganha Tempo, Centro. Os telefones para dúvidas e orientações são 151 ou 3613-8500.