Procon-MT alerta consumidores sobre cuidados ao escolher academias de ginástica

O dia do Educador Físico foi comemorado nesta semana (01/09). A profissão, que foi regulamentada no Brasil em 1998 (Lei Federal nº 9696), mobiliza milhares de pessoas que trabalham, principalmente, nas áreas de esportes, educação e saúde. Para lembrar a data e promover a valorização deste profissional, o Procon Estadual alerta os consumidores sobre os cuidados que devem ser tomados ao escolher uma academia de ginástica, uma das áreas de atuação do Educador Físico.

A superintendente, Gisela Viana, explica que os estabelecimentos costumam oferecer diferentes planos de serviços e formas de pagamento. Por isso, é preciso solicitar e ler atentamente o contrato, pois ele é essencial para o consumidor exigir seus direitos. O documento deve relacionar as atividades que serão oferecidas, horários de aula, valor da mensalidade, multas por atraso e procedimentos de rescisão.

Algumas academias trabalham com planos (trimestrais, semestrais ou anuais) e é importante conferir as condições de desistência e devolução de valores antes de contratar o serviço. Ao definir o valor que está disposto a pagar pelas mensalidades, é preciso somar o que será cobrado à parte, como matrícula, crachá, avaliação física e exame médico, por exemplo.

O consumidor deve identificar antecipadamente qual é a sua necessidade e disponibilidade. Assim, quando tiver o horário das aulas em mãos, terá mais facilidade para escolher as atividades que melhor atendem suas expectativas e preferências. Também é aconselhável visitar pessoalmente a academia antes de contratar o serviço e ficar atento à higiene e à ventilação do local.

Outra dica importante é verificar se os profissionais que trabalham na academia têm formação adequada. “O Procon Estadual e o Conselho Regional de Educação Física estabeleceram uma cooperação para fiscalizar as academias de ginástica. Vários problemas estão acontecendo nestes estabelecimentos justamente pela falta do profissional, e isso pode resultar em danos à saúde e à segurança do consumidor”, informa a superintendente.

O Procon Estadual é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.