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Procon MT antecipa audiências em Mutirão de Conciliação

Solange Wollenhaupt

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O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realiza, de 26 de outubro a 13 de novembro, um Mutirão de Conciliação com as concessionárias de serviços CAB Cuiabá e Energisa. O objetivo, explica o secretário Márcio Dorileo, é resolver de forma mais ágil as reclamações dos consumidores acerca de serviços de água e esgoto e energia elétrica já registradas no Procon-MT.

No total, serão realizadas cerca de 800 audiências, sendo 280 com a CAB e 490 com a Energisa. Conforme a superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona Viana, quatro conciliadores de defesa do consumidor do Procon Estadual atenderão exclusivamente o mutirão. “Nossa intenção é antecipar as audiências de processos que já estão em andamento no órgão e que seriam realizadas a partir de dezembro, agilizando a resposta para o consumidor”, explica.

A área de serviços essenciais é a campeã de reclamações no Procon Estadual. De janeiro a setembro deste ano, do total de 23.991 reclamações registradas no órgão de defesa do consumidor, 7.325 são sobre água e esgoto e energia elétrica (3.795 de energia elétrica e 3.530 de água e esgoto). “Queremos reduzir o tempo entre a abertura da reclamação e a marcação de novas audiências”, salienta o secretário da Sejudh.

Principais reclamações

Em 2015, o setor de energia elétrica é o campeão de reclamações no Procon-MT, seguido de água e esgoto. As principais reclamações sobre energia elétrica registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) são sobre cobrança indevida/abusiva (3.273 registros), reajuste abusivo (176) e vício de qualidade (115).

No setor de água e esgoto, os principais problemas registrados são cobrança abusiva/indevida (2.996 reclamações), reajuste abusivo (115) e vício de qualidade (90).

Atendimento no Procon

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500. 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.