Pular para o conteúdo
Voltar

Procon-MT inicia comemorações do Dia Mundial do Consumidor com ciclo de palestras sobre superendividamento

Solange Wollenhaupt

A | A

Para festejar o 'Dia Mundial do Consumidor', comemorado mundialmente no próximo dia 15 de março, o Procon Estadual preparou uma programação especial voltada aos consumidores que será desenvolvida durante todo o mês. Conforme a superintendente, Gisela Simona Viana, o tema escolhido para 2015 foi o combate ao superendividamento, tendo em vista que, atualmente, esse é um dos principais problemas que afetam as famílias brasileiras.

As atividades começaram na manhã desta segunda-feira (02.03), com evento na Escola Estadual Fernando Leite de Campos, em Várzea Grande. Cerca de 100 alunos da unidade de ensino, que estudam no período matutino, participaram da palestra “Superendividamento e orçamento doméstico”, ministrada pelos conciliadores de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, Rafael Vasconcelos e José Francisco da Silva.

A programação do “Ciclo de Palestras sobre Superendividamento” prossegue à noite, também na Escola Fernando Leite de Campos, para os alunos do período noturno. Além das duas palestras de hoje, nesta semana, já estão programadas mais seis palestras em escolas de Cuiabá e de Várzea Grande, com funcionários do Procon.

O objetivo, explica Gisela Simona, é alertar os estudantes sobre os riscos do superendividamento e sobre os problemas que a falta de controle financeiro pode trazer para as famílias. “Também queremos orientar os estudantes sobre a importância de elaborar um orçamento doméstico para organizar os gastos da família e fugir do superendividamento”, explica a superintendente, informando que, além do “Ciclo de Palestras”, o Procon realizará a 3ª Edição do Mutirão de Combate ao Superendividamento, que terá atendimento ao público de 09 a 13 de março, no Procon Estadual.

Programação do “Ciclo de Palestras sobre Superendividamento”

1) Escola Estadual Fernando Leite de Campos (Av. Alzira Santana, nº 347 - Várzea Grande)Dia 02/03: palestras às 8h e às 19h30min; Dia 03/03: palestras às 9h e às 19h30min.

2) Escola Estadual Mário Castro (Rua Santos Dumont, nº 102 - Pedra 90 – Cuiabá) Dia 04/03: às 19h30min; dia 05/03: às 19h30min.

3) Escola Estadual Profª Joaquina Cerqueira Caldas (Rua Papa João XXIII, nº 811, Poção – Cuiabá): Dia 06/03: às 10h e às 16h.

Dia Mundial do Consumidor

É comemorado mundialmente em 15 de março. A data foi instituída em 1962, após pronunciamento do presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, sobre direitos dos consumidores, como o direito à segurança, informação, opção e a ser ouvido. A partir daí, o mundo -e também o Brasil- preocupou-se em assegurar nas suas legislações e no seu cotidiano direitos básicos para o cidadão que adquire produtos e contrata serviços para atender suas necessidades.

O Procon Estadual é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. O órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30. O órgão também possui Posto no Ganha Tempo, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h.