Pular para o conteúdo
Voltar

Procon-MT participa do debate público sobre “Os Desafios da Sociedade de Consumo”

Dominique Biancardini

A | A

Está sendo realizado na cidade de Maceió-AL, nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2011, o 8º Congresso do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que tem como tema “Os Desafios da Sociedade de Consumo”. O Congresso acontece uma vez por ano, sendo organizado pelo Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC e corresponde ao único evento que é aberto não apenas aos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SNDC (PROCONs, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos Estaduais e Federais, Entidades Civis de Defesa do Consumidor), mas também aos fornecedores e sociedade de maneira geral.

A abertura do Congresso trouxe para debate a inclusão dos 30 milhões de brasileiros que ingressaram na Classe C nos últimos anos e que desafiam a atual sociedade de consumo com a aquisição de mais produtos e serviços e, conseqüentemente exigem do Governo, dos Fornecedores e da sociedade em geral uma nova postura de comportamento com mais respeito às normas de proteção e defesa do consumidor, para que essa ascensão econômica não se transforme em frustração diante de problemas tais como o superendividamento.

Também como desafios da sociedade de consumo foram debatidos temas como; Inovações Tecnologias, Preservação das Conquistas do Código de Proteção e Defesa do Consumidor; Consumo Sustentável; Crédito e Superendividamento; o Papel da Imprensa; Os desafios para o Varejo Brasileiro, setores de Relacionamento com o Cliente e para o Setor Financeiro; a Contribuição do Legislador para o Fortalecimento dos PROCONs, dentre outros, conforme programação abaixo.

O PROCON Mato Grosso participa com a presença da Superintendente, Dra. Gisela Simona Viana de Souza, a Técnica de Desenvolvimento Econômica e Social, Marluce Pereira de Souza, o Gerente de Atendimento e Conciliação, Dr. Eduardo Latorraca e a Fiscal de Defesa do Consumidor, Rosangela Barros Pinheiro.

“É importante constatar nessas discussões nacionais que o PROCON Mato Grosso tem serviços prestados em algumas áreas que somente começam a despertar interesse de atuação nesse momento em outros Estados, tais como o Superendividamento e o Consumo Sustentável”, registra a Superintendente de Defesa do Consumidor, Dra. Gisela Simona Viana de Souza.

Os temas debatidos no presente Congresso serão fundamentais para formação da agenda dos órgãos de defesa do consumidor para o próximo ano no País, com destaque para 1ª Conferência Nacional de Defesa do Consumidor – CONDEC, sob a coordenação do Ministério da Justiça com o tema Desafios e Perspectivas das Relações de Consumo no Brasil eixos temáticos: serviços regulados, produtos eletrônicos e linhas brancas, saúde e segurança que terá sua 1ª etapa em setembro de 2012.

Para mais informações sobre o assunto, o Procon Estadual atende ao público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. O órgão também tem um posto de atendimento no Ganha Tempo, localizado na Praça Ipiranga, Centro. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e 3613 8500.

p