Procon-MT participa do SEMARC – Seminário de Relacionamento com Clientes da Região Norte e Centro-Oeste

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) realiza nos dias 02 e 03.07.2012, debate na cidade de Cuiabá entre o Sistema Financeiro e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor sobre os temas “SACs – Serviço de Atendimento ao Consumidor”, “Crédito Consignado”, “Indicadores Públicos” e “Cadastro Positivo”, no Hotel Deville. O referido debate acontece no Seminário de Relacionamento com Clientes das Regiões Norte e Centro-Oeste.

Originalmente denominado SEMAT - Seminário de Atendimento Bancário foi criado em 1998, sendo tradicionalmente realizado em São Paulo. Em 2004, o evento passou a contar com um Workshop fechado, realizado um dia antes do seminário aberto, reunindo representantes dos PROCONs, Banco Central, Defensorias e Ministério Público. Desde então, várias contribuições tem surgido desses dois eventos que ajudaram na evolução do sistema bancário.

A regionalização do SEMARC representa um avanço positivo do sistema bancário no processo de construção de um diálogo objetivo e construtivo com representantes do sistema de defesa do consumidor.

Durante o evento são expostos os problemas e desafios mais comuns sobre cada dos temas escolhidos e feitas proposições para resolvê-los.

Em Mato Grosso, a Área de Serviços Financeiros está em segundo lugar no ranking total de reclamações, sendo que no primeiro semestre de 2012, já foram registradas 1.564 (um mil, quinhentos e sessenta e quatro) processos, sendo os assuntos mais reclamados: 686 (seiscentos e oitenta e seis) referente Banco Comercial (cobrança de tarifas, filas de banco, empréstimos, dentre outros); 302 (trezentos e dois) referente a Cartão de Crédito e 147 (cento e quarenta e sete) referente a Cartão de Loja.

Para mais informações procure o Procon Estadual, localizado no Edifício Eldorado Executive Center (Av. do CPA, nº 917, bairro Araés) e aberto de segunda a sexta-feira das 13h às 19h. Os telefones do órgão para informações ou esclarecimentos são 151 e 3613 8500.