Pular para o conteúdo
Voltar

Procon orienta na compra de peixes para Semana Santa

Dominique Biancardini

A | A

Os peixes são alimentos tradicionais da Semana Santa. Nesta época há uma procura muito grande pelo produto, que necessita, por exemplo, de boas condições de conservação para não colocar em risco a saúde das pessoas. A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) orienta sobre os cuidados necessários para compra desses alimentos.

Para quem não abre mão de degustar um bom peixe, o Procon orienta para que o consumidor verifique o armazenamento do produto e as condições sanitárias do local e do vendedor. Os produtos congelados devem ser conservados sempre a temperaturas inferiores a -18ºC e resfriados, abaixo de 0ºC. Os peixes já fatiados e industrializados só devem ser adquiridos se estiverem carimbados pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal).O pescado deve apresentar carne firme, olhos salientes e brilhantes, e escamas que não soltem facilmente.

Peixes secos, como bacalhau, não podem apresentar manchas úmidas ou avermelhadas, nem umidade, o que pode indicar presença de bactérias. Nas feiras livres, o peixe deve estar coberto e envolto por gelo picado, sempre protegido do sol e de insetos. No caso do camarão, este deve estar firme e com a carapaça presa ao corpo e o odor deve ser característico do produto, sem ser forte demais.

Caso os produtos sejam industrializados, orienta-se que o consumidor verifique as informações contidas no rótulo do produto, com data de validade. Havendo dúvidas quanto aos fornecedores e comerciantes de pescados, ou constando-se quaisquer irregularidades nos estabelecimentos onde esses alimentos sejam comercializados, deve-se orientar que o consumidor procure o órgão de vigilância sanitária para esclarecimentos ou denúncias.

Vale lembrar que os comerciantes são obrigados a cumprir as ofertas apresentadas em anúncios ou folhetos publicitários. Na hora de registrar a compra, o preço equivale á oferta divulgada, portanto o consumidor deve ficar atento e exigir que seus direitos sejam respeitados.

O Procon Estadual atende de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés. O órgão também tem um posto de atendimento no Ganha Tempo, Praça Ipiranga, aberto de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 ao meio dia. Para dúvidas ou esclarecimentos o telefone do Procon é 36138500 ou 151.