Procons e Senacon divulgam os dados dos atendimentos aos consumidores em 2014

Hoje Procons integrados ao Sindec e Senacon divulgam o Boletim Sindec 2014. Trata-se da publicação que apresenta uma breve análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec durante o ano.

Ao longo do ano passado, foram realizados 2.490.769 (dois milhões quatrocentos e noventa mil setecentos e sessenta e nove) atendimentos pelos Procons integrados ao Sindec. Uma média mensal de 206 mil consumidores atendidos. 62,7% desse número correspondem ao registro de reclamações e denúncias, e 37,3% a consultas e orientações prestadas aos consumidores.

O Boletim traz ainda o detalhamento dos assuntos mais demandados pelos consumidores brasileiros nos 26 estados e no Distrito Federal.

A superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, explica que no boletim os dados de Mato Grosso compreendem informações não apenas do Procon Estadual, mas também de 20 Municípios, sendo eles: Alta Floresta, Alto Taquari, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Guarantã do Norte, Jauru, Nobres, Paranatinga, Pedra Preta, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José do Rio Claro, Sinop, Sorrido e Tangará da Serra, totalizando 51.375 (cinquenta e um mil, trezentos e setenta e cinco) procedimentos administrativos registrados no Sindec.

Para a superintendente, o comparativo entre as regiões brasileiras e até mesmo entre estados demonstra que problemas relacionados aos serviços essenciais, como telefonia, ocorrem em todo o país e não apenas em Mato Grosso, exigindo ações articuladas e integradas para solução. “Também é gratificante constatar que em setores em que o órgão regulador e fornecedores resolveram adotar medidas sugeridas pelas entidades de proteção e defesa do consumidor houve queda na quantidade de reclamações e melhoras na resolutividade dos problemas que chegaram ao Procon”, comemora.

Com relação a Mato Grosso, no Boletim Sindec são disponibilizadas informações sobre a evolução da quantidade de atendimentos (de 2012 a 2014), os assuntos e as empresas mais demandadas nos Procons em 2014. Clique aqui para acessar o Boletim Sindec.

Transparência

Os dados utilizados na elaboração do Boletim Sindec foram disponibilizados em formato aberto também no Portal Brasileiro de Dados Abertos. São "dados abertos" aqueles que estão livremente disponíveis para o uso e reuso por qualquer interessado, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle.

Sindec

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é o sistema informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 estados, do Distrito Federal e de 336 municípios. Como vários destes Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 641 unidades espalhadas por 440 cidades brasileiras.

Consumidor.gov.br

Desde 27 de junho do ano passado mais um sistema vem subsidiando os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor com informações a respeito dos problemas vivenciados pelos consumidores no mercado de consumo. Trata-se do Consumidor.gov.br, um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo na internet, monitorado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade.

Atualmente a plataforma conta com 52 mil usuários cadastrados e 228 empresas credenciadas, já tendo sido registrados 50 mil atendimentos.

Clique aqui para conhecer os Indicadores do Consumidor.gov.br.
Clique aqui para conhecer a lista de empresas participantes.