Prorrogadas as inscrições para intercâmbio em defesa do consumidor

As inscrições para o 1º Programa de Intercâmbio da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) foram prorrogadas até o dia 7/12, sexta-feira. Estão sendo oferecidas seis vagas a estudantes de graduação dos cursos de Direito, Economia e Ciências Sociais de instituições de ensino superior de todo o país, e também para servidores públicos de qualquer esfera da administração que sejam graduandos nesses cursos.

O programa será realizado em janeiro de 2013. O candidato não poderá ter vínculo com empresas e escritórios de advocacia ou de consultoria e assessoria social e econômica. As atividades incluem debates teóricos sobre conceitos econômicos, sociológicos, jurídicos e de informação aplicados à proteção e à defesa do consumidor; estudo de casos concretos; contato com os órgãos de defesa do consumidor; entre outras.

Os Interessados têm até dia 7/12, sexta-feira, para enviar currículo atualizado e dois textos digitados sobre os temas solicitados para o endereço eletrônico endc@mj.gov.br. Um dos textos deverá ter, no máximo, duas laudas (2.800 caracteres com espaços) e explorar o tema “A ampliação do mercado de consumo e os desafios para a proteção do consumidor no Brasil”. A outra redação deverá ter até 500 palavras e explicar o interesse do candidato em participar do intercâmbio, conforme orienta a Senacon/MJ.

Os resultados da seleção serão publicados no site da Secretaria Nacional do Consumidor (www.mj.gov.br/senacon) até o dia 12 de dezembro de 2012. No início das atividades do intercâmbio, os selecionados deverão assinar Termo de Compromisso, apresentar carta de apresentação e recomendação, emitida pela instituição de ensino superior e assinada pelo coordenador do curso de graduação.

A apresentação dos documentos é imprescindível para a participação no programa. As atividades serão realizadas em Brasília, de 14/01 a 1º/2, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Todas as eventuais despesas – como alojamento, transporte e alimentação – serão por conta dos participantes.

Para maiores informações pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.