Ricardo Morishita recebe placa de homenagem da ENDC em Cuiabá

Ricardo Morishita e Gisela Simona
Denise Sousa

O idealizador da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, foi homenageado nesta quinta-feira (11.11), durante o encerramento do Curso Itinerante da ENDC para a Região Centro-Oeste, em Cuiabá (MT). Morishita foi diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) durante sete anos e meio e foi o responsável pela criação da ENDC, em 2007.

A Escola tem o objetivo de capacitar os técnicos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). A ENDC realiza seminários, congressos, simpósios, ciclos de estudos, conferências, palestras e outras atividades que promovam a difusão do conhecimento do Direito do Consumidor e áreas conexas. Também promove projetos e atividades de ensino e pesquisa.

O representante do DPDC no Curso Itinerante, Celso Augusto Soares, agradeceu que Ricardo Morishita foi o idealizador, motivador e incentivador da ENDC. A equipe que você dirigiu aprendeu muito sobre Direito do Consumidor, mas muito mais sobre ética pública?, afirmou Soares.

A placa de homenagem foi entregue pelo promotor de Justiça de Defesa do Consumidor em Natal/RN, José Augusto Peres Filho, em nome de todos os coordenadores da Escola, dos Procons e Ministérios Públicos. Você foi o principal mentor da Escola Nacional e tudo que você fez foi para que o consumidor seja bem atendido, ressaltou.

Para a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, o que Ricardo Morishita fez em favor do consumidor é imensurável. ?O crescimento dos Procons do país foi devido ao apoio do Ministério da Justiça. Em Mato Grosso, o número de Procons Municipais passou de quatro para 27 nos últimos oito anos.

O Curso Itinerante da ENDC para a Região Centro-Oeste foi realizado em Cuiabá, entre os dias 09 e 11 de novembro. O curso foi especifico para servidores de Procons e de outros órgãos que compõem o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).