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Serviços de Água e Esgoto e Banco Comercial lideram o ranking de reclamações no mês de maio de 2013 em Mato Grosso

Dominique Biancardini

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No mês de maio de 2013 foram registrados 1.820 (um mil, oitocentos e vinte) procedimentos administrativos, tendo os serviços de água e esgoto e banco comercial empatado em primeiro lugar em reclamações, de acordo com o banco de dados do PROCON Estadual constante no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC).

O setor de Serviços Essenciais foi responsável por (606) registros no órgão de defesa do consumidor, ficando (194) para água e esgoto, (154) para energia elétrica, (140) reclamações para telefonia fixa.

O setor Financeiros ficou em segundo lugar com (436) reclamações, (194) para banco comercial, (81) para contratos e (71) reclamações referente cartão de crédito.

O setor de Produtos com (436) reclamações ficou em terceiro lugar, sendo (78) para telefone, (30) microcomputador e (29) móveis para quarto.

Em quarto lugar, o setor de Serviços Privados registrou (264) reclamações. TV por assinatura com (45) reclamações, Informática com (53) e escola (pré, 1 e 2 graus e superior) com (28) reclamações.

O setor de Habitação registrou (26) reclamações no PROCON-MT, ocupando assim, o quinto lugar do ranking. Já em penúltimo e último lugar, respectivamente, permanecem os setores de Saúde e Alimentos. Juntos, os dois setores apresentaram (24) reclamações no mês de maio de 2013.

”É importante o consumidor ficar atento as cobranças indevidas que estão sendo feita por fornecedores, em especial, instituições financeiras que fazem cobranças de tarifas ora sem prévia informação e concordância do consumidor, ora tarifas ilegais ou abusivas.”, esclarece a Superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.

Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.