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Serviços Essenciais lideram ranking de reclamações de janeiro

Assessoria

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Segundo banco de dados do Procon Estadual, constante no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no mês de janeiro de 2015 foram registrados 2.392 procedimentos administrativos, tendo o setor de 'Serviços Essenciais' ocupado o primeiro lugar em reclamações, com 1.097 atendimentos. Liderando as principais reclamações do setor está o serviço de Água Esgoto com 559 atendimentos, seguido por “Energia Elétrica' com 278 registros e 147 reclamações para 'Telefonia Celular'.

O setor 'Produtos', com 489 reclamações, ficou em segundo lugar, registrando 52 procedimentos para as categorias 'Telefone' e 'Eletroeletrônico Importado', que ficaram empatadas, 50 para 'Geladeira e Freezer' e 35 para a categoria 'Móveis para Quarto'.

Os setores 'Serviços Privados' e 'Assuntos Financeiros', ambos com 356 reclamações cada, ficaram empatados na terceira posição do ranking. O setor 'Serviços Privados' registrou 100 reclamações para a categoria 'TV por Assinatura', 57 para 'Estabelecimento Comercial' e 44 para 'Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)'.

O setor 'Assuntos Financeiros' registrou 109 atendimentos para a categoria 'Banco Comercial', 98 para 'Cartão de Crédito' e 36 registros para as categorias 'Cartão de Loja' e 'Financeira', que ficaram empatadas.

O quarto lugar do ranking é ocupado pelo setor 'Habitação', que registrou 42 reclamações, sendo 31 para a categoria 'Incorporação', seis reclamações para 'Loteamento' e cinco registros para 'Condomínio'.

Os setores 'Saúde' e 'Alimentos' também aparecem empatados, ocupando o último lugar do ranking. Cada um desses dois setores teve 26 reclamações registradas no Sindec no mês de janeiro de 2015.

O Procon Estadual é um órgão vinculado à Sejudh. Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. O órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30. O órgão também possui Posto no Ganha Tempo, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h.