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Serviços essenciais lideram ranking de reclamações do Procon no mês de fevereiro

Nickolly Vilela

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Segundo banco de dados do Procon Estadual, constante no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no mês de fevereiro de 2015 foram registrados 1.784 procedimentos administrativos, tendo o setor de 'Serviços Essenciais' ocupado o primeiro lugar em reclamações, com 811 atendimentos.

Liderando as principais reclamações do setor está o serviço de Água Esgoto com 359 atendimentos, seguido por 'Energia Elétrica' com 212 registros e 131 reclamações para 'Telefonia Celular'.

O setor 'Produtos', com 355 reclamações, ficou em segundo lugar, registrando 62 procedimentos para a categoria 'Telefone', 33 para 'Eletroeletrônico Importado' e 22 atendimentos para 'Geladeira e Freezer'.

O setor 'Assuntos Financeiros' ficou em terceiro lugar no ranking, registrando 290 atendimentos, sendo 92 para a categoria 'Banco Comercial', 63 para 'Cartão de Crédito' e 29 procedimentos para 'Outros Contratos'.

O setor 'Serviços Privados' registrou 263 atendimentos, ocupando o quarto lugar no ranking, sendo 104 reclamações para a categoria 'TV por Assinatura', 31 para 'Estabelecimento Comercial (Supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.)' e 23 para 'Informática'.

O quinto lugar do ranking é ocupado pelo setor 'Habitação', que registrou 28 reclamações, sendo 15 para a categoria 'Incorporação', nove reclamações para 'Condomínio' e dois registros para as categorias 'Locação' e 'Loteamento', que ficaram empatadas.

Os setores 'Saúde' e 'Alimentos' ocupam o sexto e sétimo lugar do ranking, sendo registradas 22 reclamações na categoria 'Saúde' e 15 procedimentos para a categoria 'Alimentos'.

O Procon Estadual é um órgão vinculado à Sejudh. Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. O órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

O órgão também possui Posto no Ganha Tempo, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h.