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Setembro: Energia Elétrica lidera ranking de reclamações do Procon Estadual

Assessoria

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Em setembro deste ano, o Procon Estadual registrou 2.938 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.310 registros, enquanto que pela ferramenta de atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 628 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o setor “Serviços Essenciais” segue em primeiro lugar em número de registros, com 1.033 reclamações. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 360 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 339 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 214 reclamações.

Com 437 reclamações, o setor “Assuntos Financeiros” ocupa a segunda posição, registrando 138 procedimentos para a categoria “Cartão de Crédito”, 137 para “Banco Comercial” e 43 para “Cartão de Loja”.

Já o setor “Serviços Privados”, com 349 registros, está na terceira posição do ranking, com 119 procedimentos para a categoria “TV por Assinatura”, 44 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc) e 37 para “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior).

A área “Produtos” ocupa o quarto lugar, com 347 atendimentos: 60 reclamações para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 26 para “Microcomputador/Produtos de Informática” e “Vestuário” (Calçado e Roupa), que ficaram empatadas, e 16 para “Artigo de Leitura” (jornal, revista, folheto, livros, etc).

Em quinto lugar está o setor “Saúde”, que registrou 72 reclamações: 30 para as categorias “Plano de Saúde Regulamentado” e “Farmácia/Drogaria”, que ficaram empatadas, quatro para “Convênio de Assistência Médica/Odontológica” e duas “Plano Odontológico”. O setor “Habitação” ocupa o sexto lugar com 45 reclamações. Na última posição está a categoria “Alimentos”, como 27 registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br o Procon registrou 628 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 341 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 136 reclamações; em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 71 registros; e na quarta posição o setor “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 29 atendimentos.

O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 28 reclamações, seguido de “Transportes”, que com 14 registros ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com seis reclamações. As áreas “Água, energia e gás”, “Saúde” e “Turismo/Viagens” registraram uma reclamação cada. Já as categorias “Alimentos”, “Educação” e “Habitação” não tiveram reclamações registradas no mês de setembro.

Serviço

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto do Ganha Tempo o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações pelos telefones 151 ou 3613-8500.