Pular para o conteúdo
Voltar

Superendividamento será tema de palestra no 9º Congresso Mato-Grossense de Direito do Consumidor

Dominique Biancardini

A | A

O Superendividamento será tema de abertura do 9º Congresso Mato-Grossense de Direito do Consumidor, em especial, pela quantidade de pessoas que atualmente estão devedoras junto às instituições financeiras, ora com limite do cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, financiamento, dentre outros.

O tema tem causado preocupação ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), principalmente, pelo ingresso de 40 milhões de consumidores no mercado de consumo, sem qualquer prática de educação financeira.

No aspecto financeiro, casos que chegam ao PROCON demonstram que a soma das parcelas de empréstimos, cartões de créditos e compras parceladas estão comprometendo a renda do consumidor, sem preservar o mínimo de recursos necessários para sua sobrevivência.

Já no aspecto psicológico, o Superendividamento pode causar sérios abalos emocionais, seja pela desestruturação familiar ou até mesmo por problemas de saúde, como depressão, ansiedade, problemas cardíacos, entre outros.

A palestra será nessa quarta-feira (21.09) no 9º Congresso Mato-Grossense de Direito do Consumidor. A Palestrante será Dra. Marcella Lopes Carvalho Pessanha Oliboni, Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro.

O Congresso é um evento realizado anualmente para promover discussão de temas atuais, entre palestrantes de renome nacional do Direito do Consumidor e a sociedade mato-grossense, sendo que neste ano foram escolhidos assuntos com maior demanda no ranking de reclamações.

Para fazer a inscrição é necessário 02 (dois) brinquedos com certificação do INMETRO. O evento corresponde à carga horária de 12 horas.

Os interessados a participar do 9º Congresso Mato-Grossense de Direito do Consumidor nos dias 21 a 23 de setembro das 18h30 às 22h30 no Centro de Eventos do Pantanal, podem se escrever na sede do Procon Estadual, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro: Araés, das 12h às 18h.