Pular para o conteúdo
Voltar

Vendedores de automóveis serão obrigados a informar tributos e situação de regularidade de veículos

Solange Wollenhaupt

A | A

Foi publicada no diário oficial da União desta quinta-feira (26.03), a Lei nº 13.111, de 25 de março de 2015, que trata da obrigatoriedade de os vendedores de automóveis informarem aos compradores a situação de regularidade e os tributos incidentes sobre a comercialização dos veículos.

Conforme a nova legislação, que entrará em vigor daqui a 60 dias, as empresas de venda de automóveis novos e usados, além dos valores dos tributos, deverão informar aos consumidores a situação de regularidade do veículo quanto a furtos, multas e taxas anuais, débitos de impostos, alienação fiduciária ou quaisquer outros registros que limitem ou impeçam a circulação do veículo. Os fornecedores também são obrigados a informar a situação de regularidade do veículo junto às autoridades policiais, de trânsito e fazendária das unidades da Federação onde o veículo for registrado e estiver sendo comercializado.

Caso descumpram a Lei, os empresários terão de arcar com o pagamento dos tributos, taxas e multas incidentes sobre o veículo até a data de aquisição do bem pelo comprador. Em casos de veículos roubados, os compradores terão seus gastos restituídos integralmente pelo vendedor.

A nova legislação prevê ainda que informações sobre natureza e valor dos tributos da transação e a situação de regularidade do veículo, assim como eventuais restrições, sejam previstas em contrato de compra e venda.

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.