Pular para o conteúdo
Voltar

Versão móbile: Consumidor.gov.br pode ser acessado em dispositivos móveis

Solange Wollenhaupt

A | A

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça (MJ), disponibilizou para os consumidores de todo o país a versão mobile da plataforma de solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet Consumidor.gov.br. Por meio do serviço, a população pode obter informações sobre o perfil das empresas participantes, quantidade de reclamações, índice de solução e de satisfação do consumidor com o atendimento recebido, além do percentual e prazo médio de respostas.

Com a versão mobile, os consumidores poderão baixar gratuitamente o aplicativo nas lojas virtuais e acessar o mesmo conteúdo da plataforma online. Dentre as várias possibilidades, explica a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, a ferramenta permite que o consumidor possa comparar o comportamento das empresas no Consumidor.gov.br e escolher qual é o melhor fornecedor na hora de adquirir bens ou contratar serviços.

A adesão das empresas ao Consumidor.gov.br é voluntária, mas, para integrar a plataforma, os fornecedores se comprometem a analisar os problemas e responder aos consumidores num prazo máximo de dez dias. “Isso é importante porque agiliza a resposta. Além disso, o atendimento das empresas é avaliado pelo consumidor e essa nota é disponibilizada na plataforma”, salienta Gisela.

Para a gestora do Consumidor.gov.br em Mato Grosso, Carmem Helena de Mello, a criação da ferramenta, em junho de 2014, representou um grande avanço para a solução de conflitos de consumo no país pois, para fazer uma reclamação sobre um produto ou serviço das empresas cadastradas basta ter acesso à internet. “Em Mato Grosso, o índice de resolução é de aproximadamente 80%. Com a disponibilização da versão móbile, o consumidor poderá acessar mais facilmente a plataforma e obter informações sobre produtos e comportamento das empresas em um site oficial”, lembra a gestora.

Atualmente, cerca de 300 empresas estão cadastradas na plataforma Consumidor.gov.br. Dentre os participantes estão fornecedores de telecomunicações, bancos, varejistas, empresas de comércio eletrônico, companhias aéreas, seguradoras, estabelecimentos de ensino, entre outros.

Atendimento no Procon

O Procon-MT é um órgão vinculado a secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500. 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.