Notícias

Voltar Procon-MT usa atividades lúdicas para ensinar crianças e idosos sobre direitos do consumidor


16 de Março de 2023 às 17:42
No total, 150 crianças e 83 idosos participaram da ação na Legião da Boa Vontade, em Cuiabá
Solange Wollenhaupt | Setasc-MT


Ação do Procon-MT na LBV, em Cuiabá - Foto por: Josi Dias
Ação do Procon-MT na LBV, em Cuiabá
A | A
A programação desenvolvida pelo Procon Estadual em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor encerrou nesta quinta-feira (16.03), quando servidores do órgão realizaram atividades lúdicas e educativas para crianças, adolescentes e idosos na Legião da Boa Vontade (LBV), localizada no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. 

De acordo com Sabrina Duarte, psicóloga da LBV, a entidade desenvolve atividades socioeducativas, serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, pautados na Assistência Social, para crianças e idosos em situação de vulnerabilidade.

“Atendemos as crianças de segunda a sexta-feira, no contraturno da escola, com ações que promovam a autonomia e o protagonismo. As atividades desenvolvidas em parceria com o Procon Estadual são importantes porque trazem informação, conhecimento e chamam atenção das crianças para os direitos dos consumidores”, observou.

Os conciliadores de defesa do consumidor do Procon Estadual, Maria Cândida Crotti, Cristiane Vaz e Ana Rachel Gomes, explicaram para as crianças conceitos importantes como os de consumidor, fornecedor e relação de consumo. Juntamente com o delegado Sidarta Vidigal, da Delegacia do Consumidor (Decon), que também participou da ação, os servidores passaram, ainda, dicas sobre cuidados que devem ser tomados ao se comprar um produto ou contratar um serviço e sobre direitos dos consumidores. 

“Uma relação de consumo ocorre quando uma pessoa – que é o consumidor - adquire um produto ou contrata um serviço de um fornecedor. Consumidor é quem compra e o fornecedor é quem produz ou comercializa produtos ou serviços de forma regular”, pontuaram.



O evento prosseguiu com a participação do Procon Municipal de Várzea Grande, que montou um supermercado ilustrativo para trabalhar os direitos dos consumidores de forma interativa. A coordenadora Carolina Moreira alertou as crianças sobre os principais cuidados que devemos ter ao fazer compras.

“Sempre que formos ao mercado, antes de comprar qualquer produto, devemos conferir as condições da embalagem e o prazo de validade, que deve constar no rótulo do produto. Outra dica importante é observar as condições de higiene do estabelecimento. Produtos de limpeza, por exemplo, não podem estar próximos de alimentos e bebidas”, destacou Carolina.

A coordenadora do Procon Municipal de Várzea Grande lembrou, ainda, que os comerciantes não podem vender, servir ou entregar bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. A proibição está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Vender bebida alcoólica ou qualquer produto que possa causar dependência às crianças é crime. Caso o comerciante seja flagrado cometendo essa infração, ele será punido”, finalizou.  

No total, cerca de 150 alunos, com idade entre 06 a 15 anos, participaram do evento, que teve como foco trabalhar os direitos dos consumidores de forma lúdica.



Grupo de Idosos
Os técnicos do Procon Estadual atenderam, também na sede da LBV, grupo de 83 idosos assistidos pela instituição, com orientação sobre direitos do consumidor e sobre como proceder para resolver problemas de consumo, atendimento individualizado, ações lúdicas e educativas estão entre as atividades que foram disponibilizadas.